CULTURA MAKER NAS AULAS DE ROBÓTICA
Faça você mesmo com programação, curiosidade e tecnologia!
O movimento maker é uma evolução do
"Faça Você Mesmo" ou
Do-It-Yourself, em inglês, que se apropriou de ferramentas tecnológicas como a placa Arduíno, as impressoras 3D, kits de robótica, os protótipos e fabricações de produtos, soluções e projetos.
Assim como o que se estuda nas Universidades, e que chama muito a atenção dos alunos, faz parte do nosso planejamento a criação de robôs seguidores de linha autônomos, onde os alunos aprendem conceitos básicos de elétrica, eletrônica, mecânica e lógica. Também utilizamos componentes como: sensores de luminosidade LDR, LEDs, conectores, placa de programação, motores DC, potenciômetro, resistor, protoboard e outros componentes necessários para criação, automação e programação.
A valorização da experimentação na Cultura Maker torna o aprendizado muito mais significativo e desenvolve competências como criatividade, empatia, colaboração e autonomia.